quarta-feira, 7 de abril de 2010

Semana do Parkinson

A Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Parkinson estão promovendo por esses dias, 5 a 10 de abril, a Semana do Parkinson na cidade. Estão previstas nesta semana, várias palestras, atividades terapêuticas, ações de informação, educação e mobilização social. Algumas das atividades já foram dadas, mas ainda há tempo de participar!

Na quinta-feira, dia 08, acontecem na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas palestras com os temas “Neurologia no Parkinson” e “ Como alimentar-se Corretamente”. As atividades se encerram no sábado com uma caminhada na Lagoa do Taquaral.

A doença descrita pela primeira vez, em 1817, pelo médico inglês James Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos. Apesar de atingir pessoas de várias idades, a doença é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio além de alterações na fala e na escrita.

A doença de Parkinson é a degeneração de células de uma região do cérebro denominada substancia negra. Essas células produzem dopamina responsáveis pela transmissão das correntes nervosas (neurotransmissores) pelo corpo. A falta ou diminuição da dopamina provoca os sintomas mencionados a cima.

Comentários:

Postar um comentário