
A cãibra é caracterizada pela contração dolorosa e involuntária dos músculos; um problema comum que não sinaliza o aparecimento de alguma doença grave, mas que funciona como um termômetro, medindo o equilíbrio de água e nutrientes do nosso organismo.
Uma dieta equilibrada e alongamentos são medidas simples de prevenção. Alongamentos antes de iniciar qualquer atividade física e o uso de sapatos adequados podem evitar o surgimento das cãibras.
As partes do corpo mais propensas ao aparecimento de cãibras são os dedos, toda a superfície dos pés e batata da perna que acabam perdendo seus nutrientes com maior rapidez por causa do uso constante. É necessário repor os nutrientes, sais minerais, potássio e sódio nessas regiões.
A banana é uma das formas de repor o potássio do organismo, mas devemos lembrar que o seu uso deve ser feito com moderação.
O melhor tratamento para a cãibra é o alongamento na hora da contração. A prática estimula a circulação e promove a irrigação das veias e a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor.
Se o surgimento de cãibras se tornar frequente e constante, um ortopedista ou um fisiologista deve ser procurado, porque pode ser sinal de problemas de postura ou de articulação.
Por: Ana Paula Mendes (IASD Campinas - Ministério da Sáude)
Comentários:
Postar um comentário